Um fim de semana em Bento Gonçalves e região
Travel

Um fim de semana em Bento Gonçalves e região

Passamos um fim de semana em Bento Gonçalves e região, este que é um destino imperdível na região sul do nosso país. O já famoso Vale dos Vinhedos, rota turística imperdível, repleta de vinícolas e restaurantes, está entre os 10 principais destinos de enoturismo do mundo.

Além de Bento Gonçalves, vale a pena conhecer as cidades vizinhas, como Garibaldi, Monte Belo e Pinto Bandeira. 

Eu adoro frequentar a região e sempre que consigo fujo para a nossa Toscana brasileira!

O bom mesmo é sair sem rumo e se perder pelas estradas de terra, pelo interior de Bento Gonçalves e região, encontrando pequenas vinícolas e vinhedos pelo caminho.

São muitas opções de lazer, por isso o ideal é reservar pelo menos 3 dias para esse passeio.

Neste fim de semana, fomos conhecer o hotel Lote 20, que fica muito bem localizado, no Caminho das Pedras. O conceito é de hotel boutique, com um atendimento personalizado, poucos quartos e não aceita crianças.

O encanto já começa na chegada, onde somos recebidos em um balcão de bar com a degustação de um vinho com rótulo do próprio hotel, enquanto preenchemos a ficha de check in. 

O local se diferencia pela decoração moderna e aconchegante. Para os fãs de design, é um prato cheio!

A privacidade é um dos pontos altos, já que os quartos são reservados e não costumamos encontrar muitos hóspedes pelos corredores. 

Ficamos na suíte 07, linda, muito espaçosa, aconchegante, cheia de estilo. A cama é bem grande, a decoração surpreende e a hidromassagem completa o pacote.

O hotel possui uma ampla área ao ar livre, com cantinhos deliciosos para degustar um vinho ou tomar um mate.

A vontade de ficar o tempo todo no Lote 20 era grande, mas tínhamos muita coisa para ver por lá.

Começamos o dia com um brunch na Vinícola Don Giovanni, no novo empreendimento do chef Rafael Jacobi, o Nature Vinho e Gastronomia. Em um gramado, com pallets e almofadas embaixo das árvores, um food truck comandado pelo reconhecido chef serve comidinhas e, claro, muitos vinhos e espumantes. Isso tudo em um lugar lindo, com vista para os vinhedos e ovelhas passeando por perto. Nos deliciamos com um picnic e uma espumante brut. Tudo perfeito!

Ah! Um conselho: não beba todas já no primeiro pit stop. A região de Bento é repleta de ótimas vinícolas e a curtição é ir parando de uma em uma e degustando as produções próprias de cada lugar.

Saindo de lá, a caminho do hotel, paramos na Garbo Enologia Criativa, uma loja e degustação de vinhos da mesma marca que fica em um casarão antigo localizado no Caminho das Pedras. O famoso restaurante Casa Vanni, que também é uma ótima pedida para um almoço, fica no porão desta mesma casa.

Na Garbo fizemos uma degustação, enquanto ouvíamos sobre a marca criada por 3 amigos enólogos, super jovens, que decidiram empreender e produzir ótimos vinhos juntos. Meu preferido foi o Plenitude, um blend tinto de merlot, tannat, cabernet sauvignon, cabernet franc e petit verdot.

À noite jantamos na Otto e Mezzo Pizza Verace. Que lugar bacana! Uma pizza napolitana deliciosa servida em um porão estilo italiano, cheio de antiguidades. As mesas são compridas e coletivas e com toalhas xadrezas vermelhas. As bebidas são pegas diretamente pelo cliente nas antigas geladeiras e anotadas em um papel que fica na sua mesa.

Na volta ao hotel, ao abrirmos a porta, fomos surpreendidos com uma bandeja com chá quentinho e uma cartinha de boa noite, com dicas de programações para o dia seguinte e a previsão do tempo. É muito amor, né?

No dia seguinte, tomamos um mate em um gazebo na área externa do hotel. E depois o grande momento: café da manhã!!! Quem não ama?  Queijos, embutidos, pães, pão de queijo, suco, frutas, iogurte com granola, tudo de muita qualidade.

O final da manhã neste segundo dia foi na Estrelas do Brasil, vinícola conhecida por seus espumantes e pela melhor vista do vale. 

Uma dica para quem passar um fim de semana em Bento Gonçalves e região e não quiser perder tempo, é iniciar as degustações já pela manhã: marque em algum lugar que tenha espumantes, afinal é a bebida que cai bem desde o café da manhã!

O lugar é lindo, a vista é estonteante e os espumantes bons demais. Um programa imperdível! Só não esqueça de reservar antes.

Saímos de lá e fomos passear em Monte Belo, uma cidadezinha pequena e charmosa ao lado de Bento. Almoçamos na Casa Olga, uma típica casa de nona, com todos os objetos de época, inclusive a cama da avó italiana com colcha de crochê. As massas servidas são caseiras e o destaque fica para o matambre.

Há uns 20 passos dali, fica a loja de uma das melhores vinícolas do momento: Casa Marques Pereira. Vale parar para fazer uma degustação e comprar algumas garrafas de vinho.

Nesta segunda noite, optamos por curtir o hotel. Pedimos comidinhas no room service e tomamos um vinho. Aproveitamos para curtir a banheira com um banho de espuma e velinhas. Noite super romântica…

No último dia, depois daquele café da manhã incrível, que desta vez pedimos no quarto, nos despedimos do Lote 20 com dor no coração. Mas com um pensamento certo, voltaremos!

Depois de passear pelas estradinhas que por si só já são um programa, fomos almoçar no Osteria Della Colombina. Saí apaixonada… Lugar especial! Sentamos em uma mesa no porão da casa, local bem típico da colonização italiana, com chão de terra. Na rua também há mesas em um jardim lindo, embaixo de uma árvore, super acolhedor. A comida servida é típica dos imigrantes italianos: polenta brustolada, sopa de capeletti, massas e galeto. Tomamos um vinho branco da casa surpreendente também. Mais um lugar que precisa reservar com antecedência.

Ainda deu tempo de visitar o Orgalindo Bettú, enólogo bem conhecido neste meio, que trabalhou anos em uma grande vinícola de Santa Catarina e agora está produzindo seus próprios vinhos no interior de Garibaldi.

Existem tantos programas legais para esses lados que um fim de semana em Bento Gonçalves e região é pouco! Por isso voltamos várias vezes durante o ano, seja inverno ou verão, todas as épocas têm suas belezas.

Em breve, mais dicas de experiências da serra por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *